Presidente do STF convoca juízes a participarem do Dia da Justiça
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Maurício Corrêa, convocou os magistrados de todo o país para uma missão: melhorar a imagem do Poder Judiciário perante a sociedade. O presidente do STF quer que no dia 8 de dezembro, Dia da Justiça, o Poder Judiciário esteja aberto à comunidade, com os magistrados disponíveis a falar aos meios de comunicação. A conclamação foi feita durante homenagem prestada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.
A iniciativa do ministro Maurício Corrêa é motivada por uma pesquisa da Ordem dos Advogados do Brasil sobre a credibilidade das instituições perante a população, na qual o Poder Judiciário ficou em penúltimo lugar. “Há uma incompreensão, às vezes generalizada, sobre o verdadeiro papel do Poder Judiciário, sobre o que passamos, sobre o que nós sofremos; porque não se sabe o que nós julgamos, as nossas preocupações e os nossos encargos, de perda de lazer, de finais de semana”, afirmou.
O presidente do STF está preocupado com o reflexo sobre todo o Poder Judiciário de irregularidades supostamente praticadas por um ou dez juízes, diante de um universo de mais de 12 mil magistrados. “Estamos preocupados com a avalanche de informações equivocadas sobre o Poder Judiciário. Estamos sendo tratados como se fôssemos bandidos”, desabafou.
O ministro Maurício Corrêa defende que a Reforma do Judiciário seja feita ponto por ponto, com as propostas mais polêmicas, como o controle externo do Judiciário, não sendo encaradas como itens prioritários. Durante visita a Campinas (SP), o presidente do Supremo disse que vai propor ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a votação pontual da reforma do Judiciário.
#AR/RR//AM