Presidente do STF assina acordo com Itamaraty para criação de programa na TV Justiça

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, assinou hoje (22/8) protocolo de intenções com a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE). A assinatura do documento prevê a criação do programa Diplomacia Judiciária, a ser exibido na TV Justiça.
De acordo com o presidente da fundação, embaixador Jerônimo Moscardo, o programa Diplomacia Judiciária vai tratar de assuntos referentes à Justiça brasileira com o objetivo de levar informações do Poder Judiciário do Brasil para outros países. Segundo ele, “o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, quer fazer o diálogo da cidadania brasileira, e o Supremo tem ajudado enormemente nesse sentido”.
O embaixador ressalta que o STF está liderando a projeção internacional da Justiça brasileira. “A idéia é aproximar o Itamaraty do Supremo e projetar certas decisões no exterior”, diz o presidente da FUNAG. Neste sentido, o acordo prevê, também, que Itamaraty e STF incentivarão a assitência e a participação recíproca não só no programa Diplomacia Judiciária, como também nos seminários internacionais, nos encontros nacionais de interesse mútuo e nos ciclos de estudos que venham a realizar.
O programa Diplomacia Judiciária, ainda sem data de estréia na TV Justiça, terá duração de 30 minutos. O horário ainda não foi definido, mas pelo acordo ele irá ao ar uma vez por mês e terá a participação de ministros dos tribunais.
RS/LP
STF e Funag assinam protocolo de intenções (cópia em alta resolução)