Presidente do STF abre Seminário “Combate à Desinformação e Defesa da Democracia”
A ministra Rosa Weber afirmou que a divulgação de notícias falsas pode destruir vidas e instituições. Evento ocorre no Supremo até sexta-feira (15).
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, afirmou hoje (14) que a desinformação é um instrumento poderoso que pode destruir vidas e instituições. A declaração se deu na abertura do Seminário “Combate à Desinformação e Defesa da Democracia”, realizado na Sala de Sessões da Primeira Turma do STF. O evento ocorre até amanhã (15).
A ministra apontou que o lado mais sombrio da divulgação de notícias falsas mostrou sua face nos ataques covardes de 8/1, ao qual se refere como o Dia da Infâmia. “Construções de narrativas fantasiosas com o objetivo de desacreditar instituições foram as sementes do mal que transformaram aquele dia em uma das páginas mais tristes e lamentáveis da história do nosso país, quando, pela primeira vez, esta Suprema Corte foi invadida e vandalizada, nos quase duzentos anos de sua existência, considerados Império e República! Nem os elevadores de aço escaparam à sanha da turba criminosa”, disse.
Preservação da democracia
A presidente do STF declarou esperar que os debates do seminário possam gerar frutos e trazer resultados concretos na luta contra a desinformação. “Em todos que se inscreveram para participar deste evento, mas principalmente nos jovens universitários, deposito minha esperança, convicta de que contribuirão muito e sempre para a preservação da nossa democracia constitucional”, concluiu.
Parcerias
A ministra Rosa Weber lembrou que o evento é o resultado do encontro que houve em fevereiro deste ano com os reitores das universidades parceiras do Programa de Combate à Desinformação (PCD) do Supremo. O seminário é uma parceria do STF com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom).
Mal do século
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do STF, Alexandre de Moraes, lembrou que os atos de 8/1 tiveram origem em notícias falsas sobre a possibilidade de fraudes nas urnas eletrônicas. A seu ver, a desinformação é a praga do século XXI e atinge não só as instituições, destacando que o número de suicídios entre os jovens aumentou.
Capacitação
A diretora-executiva do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco, destacou a importância da realização do evento na véspera do Dia Internacional da Democracia, comemorado pela ONU em 15/9. Na sua avaliação, é necessário dar enfoque à capacitação das novas gerações, pois a confiança dos jovens nos processos democráticos está em xeque.
Universidades
Por sua vez, a presidente da Andifes e reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão Moura, sustentou que as instituições federais de ensino têm a obrigação de formar melhor as próximas gerações para ajudar na defesa da democracia e no combate à propagação de notícias falsas.
Leia a íntegra do discurso da presidente do STF.
Confira os palestrantes e os painéis do seminário “Combate à Desinformação e Defesa da Democracia”.
RP/GG