Presidente do STF abre exposição que mostra compromisso da Corte com direitos fundamentais e democracia
Mostra reúne fotos e vídeos que retratam iluminação temática em alusão a datas comemorativas

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, inaugurou nesta quarta-feira (23) a exposição “STF Iluminado – 65 anos do Tribunal da Constituição em Brasília”. A mostra integra as comemorações pelo aniversário de instalação da Corte na capital federal.
A exposição reúne 12 fotografias da equipe do STF e a projeção de quatro vídeos que registram momentos em que o edifício-sede foi iluminado com cores especiais. “As iluminações remetem à necessidade de garantia dos direitos fundamentais, como o arco-íris no Dia do Orgulho LGBTQIA+, as cores das bandeiras africanas no Dia da Consciência Negra e o vermelho pelo Dia Mundial do Doador de Sangue”, afirmou Barroso na cerimônia.
O presidente também ressaltou a importância da iluminação permanente do prédio com as cores da bandeira nacional. Segundo Barroso, ela representa o resgate das cores verde, amarelo e azul para todos os brasileiros, independentemente de sua visão de mundo. “A democracia tem lugar para liberais, conservadores e progressistas”, disse.
A cerimônia teve a participação do vice-presidente do Tribunal, ministro Edson Fachin, do decano da Corte, ministro Gilmar Mendes, e dos ministros Luiz Fux, Nunes Marques, André Mendonça, Cristiano Zanin e Flávio Dino. A definição da escolha da iluminação do prédio do STF é de responsabilidade da Secretaria de Relações com a Sociedade.
(Pedro Scartezini//CF)