Presidente do STF abre Congresso Mundial de Criminologia no Rio de Janeiro
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Maurício Corrêa, fará o pronunciamento de abertura das sessões plenárias do XIII Congresso Mundial de Criminologia, que ocorrerá no Rio de Janeiro, entre os dias 10 e 15 de agosto, no Centro de Convenções Riocentro. Maurício Corrêa dará início ao evento às 9h de segunda-feira. É a primeira vez que um país das Américas é sede deste Congresso, que ocorre de cinco em cinco anos.
O evento é promovido pela Societé Internationale de Criminologie (SIC), entidade fundada em 1938, e a mais antiga e tradicional entidade acadêmica dirigida aos estudos e às pesquisas criminológicas na área internacional. Em matéria de prevenção do crime, segurança pública e tratamento de delinqüentes atua como Órgão Consultivo da ONU e do Conselho da Europa.
A programação traz diversos aspectos da Criminologia, como Direitos Humanos e Sistema de Justiça Penal, tanto no Brasil quanto no restante da América Latina, assim como terrorismo, globalização, violência e a reforma do sistema penal.
A prevenção do crime e novas alternativas para o combate à criminalidade também serão discutidas, como a implementação da polícia comunitária no sistema de segurança pública, e técnicas de prevenção do comportamento anti-social.
Na oportunidade também serão realizados os encontros nacionais de secretários de Justiça, Segurança Pública e profissionais da área, bem como de magistrados, advogados e integrantes do Ministério Público da área criminal, que abordarão temas relevantes relativos ao crime organizado, cooperação judiciária nacional e internacional, e políticas em favor das vítimas.
Na solenidade de abertura serão homenageados o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, que receberá o título de “Doutor Honoris Causa”, conferido pela Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro; e o professor Cândido Antônio Mendes de Almeida, que receberá o prêmio “Èmile DurKheim”, concedido pela Societé Internationale de Criminologie pelo conjunto da sua obra no campo científico, da educação, da cultura e por seu conhecimento sociológico da criminalidade.
Aos participantes será conferido um certificado da SIC, em língua francesa. Informações e inscrições pelo telefone 0800-610090.
#AMG/BB/AM