Presidente do Senado discursa na abertura do Ano Judiciário

01/02/2005 12:32 - Atualizado há 12 meses atrás

Em sua fala na cerimônia realizada no Plenário do Supremo, o presidente do Senado, José Sarney, afirmou que a promulgação da reforma do Judiciário é o resultado do nível de cooperação e de entendimento entre o Legislativo e o Judiciário. “O Poder Judiciário, sem dúvida alguma, é hoje o que equilibra as relações de Estado. Mas é, ao mesmo tempo, o Poder que é procurado pelos cidadãos que estão em crise e em momentos de fragilidade”, declarou Sarney.


De acordo com o senador, o Congresso Nacional já constituiu uma comissão mista destinada a examinar e tornar mais efetiva toda a legislação aprovada na reforma do Judiciário. “O Poder Judiciário não pode ser uma instância recursiva da lutas políticas. Essa tem sido uma distorção que politiza a Justiça e, ao mesmo tempo, tira a política dos seus deveres maiores”, afirmou o presidente do Senado.


“A reforma do Judiciário não é um ato isolado, por mais relevantes que sejam os passos que demos, e sim um processo em curso. E nele, sem dúvida alguma, nós vamos continuar a trabalhar juntos”, declarou Sarney. O senador concluiu o discurso dizendo que o Supremo deve não só interpretar a Constituição Federal, mas também ousar na busca de tornar a Carta Magna instrumento de uma sociedade mais justa.


SJ/EH



Senador José Sarney discursa na cerimônia (cópia em alta resolução)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.