Presidente de Serra Leoa visita STF
Durante o intervalo da sessão plenária desta quarta-feira (19), o Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu a visita do presidente de Serra Leoa, Ernest Bai Koroma, acompanhado de sua comitiva. O grupo realiza visita oficial ao Brasil e, na tarde de hoje, participou de um encontro com o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, no Salão Nobre da Corte.
Mendes falou sobre a organização do Judiciário brasileiro e informou que o presidente do Supremo está na linha sucessória presidencial. Além disso, o chefe do Poder Judiciário, também é presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão incumbido de exercer o controle das atividades administrativas e de organizar o Judiciário como um todo.
Koroma contou que uma mulher ocupa o cargo de presidente da Corte Suprema de Serra Leoa. Segundo ele, muitas mulheres têm assento naquela Corte. O presidente disse que a Suprema Corte de seu país é a instância máxima do Judiciário e além de interpretar a Constituição tem competências específicas em questões penais e civis.
“As três instâncias do Poder Judiciário de Serra Leoa têm a responsabilidade de assegurar o desenvolvimento institucional no país”, disse Koroma. Ele afirmou que, lá, o ministro da Justiça também ocupa o cargo de procurador-geral e temas como a luta contra a corrupção são levados à procuradoria.
Ao final da reunião, o presidente Ernest Bai Koroma assinou o livro de honra do STF, recebeu a medalha do Poder Judiciário e um exemplar da Constituição brasileira.
EC/EH