Presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, visita STF na tarde desta terça-feira (17)

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, estará no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (17), às 17h. Ele será recebido pelo presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, e pelos demais ministros.
A intenção da visita é estreitar as relações entre a Colômbia e o Poder Judiciário brasileiro. No STF, atualmente, não tramitam ações que envolvem o governo colombiano. Três pedidos de extradição – as de Jeanette e Jorge Pombo e a do Padre Medina – já foram arquivados pelo tribunal.
Uribe realiza visita oficial ao Brasil desde a manhã de hoje (16) para, segundo ele, “fortalecer as relações bilatérias e comerciais entre os dois países”. O colombiano estará em Brasília amanhã, onde terá reuniões com o presidente Lula, com representantes do Congresso Nacional e com os ministros do Supremo.
Na comitiva oficial estão também o chanceler, Jaime Bermúdez Merizalde, o ministro do Comércio, Luis Guillermo Plata, e empresários. Eles cumprem agenda bilateral de negócios e acordos em educação, cultura, defesa e segurança. Nesta segunda-feira o grupo esteve em São Paulo, onde aconteceram encontros com representantes dos setores produtivos.
Uribe é presidente da Colômbia desde 2002, tendo sido reeleito em 2006 com 62% dos votos da população. Ele começou a carreira política em sua terra natal, a cidade de Medellín e já foi secretário do Ministério do Trabalho, diretor da Aeronáutica Civil, prefeito de Medellín, governador do estado de Antioquia e, de 1986 a 1994, foi senador.
País
A Colômbia é o segundo país mais populoso da América do Sul (atrás do Brasil) com aproximadamente 45 milhões de habitantes – e o terceiro mais rico. O café produzido lá concorre com o brasileiro nas exportações em todo o mundo. Uma das questões mais delicadas nas relações externas da Colômbia é a atuação da guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), um movimento que pretende instalar o socialismo no país.
MG/AM