Presidente da Assembléia portuguesa visita STF
Duzentos anos da chegada da Família Real
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, recebeu, na tarde desta segunda-feira (12), visita de cortesia do presidente da Assembléia da República de Portugal, Jaime Gama. O parlamentar português estava acompanhado do presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP). O motivo do encontro é a comemoração dos 200 anos da chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, completados este ano.
Gama disse que está em Brasília a convite de Chinaglia para participar de uma sessão solene conjunta dos parlamentos brasileiro e português em homenagem à data. No STF, o presidente da Assembléia portuguesa revelou que ouviu do ministro Gilmar Mendes como funciona a Suprema Corte brasileira e como se dá sua inserção na sociedade atual. Ele ressaltou que, por outro lado, pode resumir para o presidente do STF como é a experiência portuguesa com seu Tribunal Constitucional.
O parlamentar disse que os dois países mantêm uma relação muito dinâmica no plano comercial e no campo da cooperação internacional. Como exemplo, Gama mencionou que, quando a presidência da União Européia esteve a cargo de Portugal, o país fez um esforço para articular a União Européia com o Brasil – incluindo a realização recente da Cimeira [Encontra de Cúpula] Brasil-União Européia.
TV Justiça
Perguntado pelos jornalistas sobre sua impressão em relação à TV Justiça – que o parlamentar teve oportunidade de conhecer –, Jaime Gama disse ter ficado impressionado com a experiência. Ele disse que em Portugal não existe a tradição dos tribunais terem suas reuniões deliberativas tornadas públicas, e muito menos televisionadas. “Para mim, foi um choque cultural. Mas reconheço que é a tradição brasileira e que funciona”, concluiu o presidente da Assembléia portuguesa.
MB/EH