PPS contesta no STF cobrança previdenciária de aposentados de Tocantins

18/06/2002 18:29 - Atualizado há 4 meses atrás

 

O Partido Popular Socialista (PPS) ajuizou hoje (18/06) Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 2670) com pedido de liminar para suspender o desconto de contribuição previdenciária de inativos e pensionistas do Tocantins, previsto na lei estadual 1246/01.


A lei contestada dispõe sobre a reorganização do regime próprio de Previdência Social dos servidores públicos e estende aos aposentados e pensionistas o desconto incidente sobre os proventos dos servidores ativos.


 A ação alega que a cobrança da contribuição aos aposentados é inconstitucional por desrespeito à normas como a que proíbe tributo com efeito confiscatório, bem como o princípio do direito adquirido e o da irredutibilidade de vencimentos e proventos.


O  PPS lembra que ao julgar a ADI 2010, em setembro de 1999,  o Supremo suspendeu o pagamento de contribuição para a seguridade social por parte de aposentados e pensionistas.


O relator da ação é o ministro Maurício Corrêa.


#SS


 


 


 


 


 


 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.