“Poder Judiciário vai cortar na própria carne”, afirma presidente do STJ
A presidente do Supremo Trinubal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, recebeu hoje, antes da Sessão Extraordinária de abertura das comemorações do Bicentenário do Judiciário Independente no Brasil, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Raphael de Barros Monteiro Filho. Entre os diversos assuntos tratados, eles conversaram sobre o momento atual por que passa o Poder Judiciário e concordaram que os acontecimentos recentes não podem afetar a credibilidade da Instituição.
Na conversa que tiveram, os dois presidentes comentaram que o Judiciário conta com 15 mil juízes procurando cumprir os seus deveres e não é um fato isolado que vai prejudicar a imagem da Instituição. “Todos os membros do Judiciário acreditam que, se houver algo em que se comprove um problema com uma determinada pessoa, o Poder Judiciário vai cortar na própria carne”, disse o presidente do STJ.
Ele também comentou sobre o procedimento preliminar instaurado no STJ em relação ao ministro Paulo Medina. O presidente do STJ disse que Medina apresentará sua defesa em 15 dias, contados a partir desta segunda-feira (7), data em que recebeu o material do procedimento. Ainda segundo ele, na próxima terça-feira (15), por volta das 18h30, será feito o sorteio de uma comissão composta por três ministros do STJ para apreciar o material e analisar a defesa de Medina. O sorteio será feito entre os ministros que não tiverem qualquer impedimento para participar da comissão.
RR/EH