Plenário homenageia centenário do ministro Aliomar Baleeiro na quinta-feira (22)

21/09/2005 09:26 - Atualizado há 12 meses atrás

O centenário de nascimento do ministro Aliomar de Andrade Baleeiro será celebrado em sessão solene, no Plenário do Supremo Tribunal Federal, nesta quinta-feira (22), às 14h.  A homenagem vai reunir familiares, amigos e ministros do STF. Pela Suprema Corte o orador será o ministro Celso de Mello.

O ministro Aliomar de Andrade Baleeiro nasceu em Salvador (BA), em 5 de maio de 1905, formando-se 20 anos depois em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade da Bahia. Mais tarde conquistou o título de Doutor em Direito pela mesma Universidade. Além de bacharel em Direito, Aliomar Baleeiro também exerceu o jornalismo, tendo colaborado em importantes veículos da imprensa nacional como A Tarde, Diário da Bahia, Estado da Bahia , Correio da Manhã, Diário de Pernambuco, Estado de São Paulo, dentre outros.

Atuou ainda como advogado e também se dedicou à vida acadêmica, compondo o corpo docente das Universidades de Brasília e do antigo Estado da Guanabara. Na política, foi  deputado estadual  e um dos  relatores do Projeto da Constituição baiana de 1935. Também foi eleito deputado federal, participando da Constituinte de 1946. Exerceu mandato parlamentar até 1965, quando foi nomeado para o Supremo Tribunal Federal. 

Ingressou no STF em 25 de outubro de 1965, nomeado pelo então presidente Castelo Branco. Exerceu a presidência da Corte por dois anos entre 10 de fevereiro de 1971 e 9 de fevereiro de 1973. Por motivos de saúde se afastou do serviço em 1975, quando se aposentou devido a problemas coronarianos. O ministro Aliomar Baleeiro faleceu em 3 de março de 1978, na cidade do Rio de Janeiro.

AR/EH

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.