Plenário histórico do STF segue hoje para o Rio de Janeiro

30/08/2006 18:10 - Atualizado há 12 meses atrás

O mobiliário histórico do Supremo Tribunal Federal (STF) foi transferido hoje para o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Rio de Janeiro (RJ). Os móveis, que ficavam expostos no museu localizado no edifício-sede do STF, em Brasília, voltam ao prédio original, hoje restaurado, que abrigou a Corte até a mudança para a capital do país, em 1960.

A transferência foi viabilizada por um convênio assinado entre o STF e o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), agora responsável pela conservação do mobiliário. No Rio de Janeiro, a expectativa é de que o acervo seja visitado por um número maior de pessoas, devido ao fluxo turístico, divulgando de forma mais ampla a história judiciária brasileira.

Os móveis do antigo plenário, construídos em 1920, em jacarandá, mostraram-se inadequados ao projeto arquitetônico da nova sede, à época, e foram guardados. Passaram a compor o acervo do museu do STF, criado em 1978, na gestão do ministro Thompson Flores.

A visitação ao antigo plenário no CCJF será aberta no dia 18 de setembro, com a realização de sessão administrativa dos ministros do STF no local. Além da bancada que abrigou grandes nomes da magistratura brasileira, entre as raridades enviadas ao Rio estão várias cadeiras em estilo vitoriano e uma cabine telefônica para interiores.

EH/EC

Leia mais:

10/08/2006 – 17:06 – STF transfere plenário histórico para o Rio de Janeiro

09/08/2006 – 16:16 – Ellen Gracie assina transferência do mobiliário histórico do STF para o Rio de Janeiro


Móveis do museu seguem para o Rio de Janeiro (cópia em alta resolução)


Guindaste desce os móveis do segundo andar (cópia em alta resolução)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.