Plenário do STF comemora centenário de nascimento do ministro Hermes Lima
No próximo dia 1º de abril, às 14h, o Plenário do Supremo Tribunal Federal irá comemorar o centenário de nascimento do ministro Hermes Lima. Ele ocupou cadeira na Corte entre os anos de 1963 e 1969 vindo a falecer em 1º de outubro de 1978, na cidade do Rio de Janeiro
Esta homenagem é uma tradição do STF, estabelecida pelo artigo nº 365, do Regimento Interno da Casa, onde são enumerados, também, motivos de aposentadoria, falecimento e celebração do centenário de nascimento, para que uma sessão solene seja realizada. A solenidade é registrada em Ata. Posteriormente, uma plaqueta – livro com os discursos realizados na ocasião – é distribuída aos parentes do homenageado, à Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal (do STF) e internamente.
Assim como o ministro Hermes Lima, recentemente foram homenageados os ministros Ari Franco e Lafayette de Andrada, na gestão do ministro Carlos Velloso (1999-2001), como também os ministros Moacyr Amaral Santos e Adalício Coelho Nogueira, na gestão do ministro Marco Aurélio (2001-2003). Em outra oportunidade, ainda sem data marcada, a Suprema Corte também irá homenagear o ministro Hahnemam Guimarães.
#EC/JC//AM