PF comunica ao Supremo prisão de empresário alemão acusado de não pagar empréstimos milionários

26/05/2003 16:16 - Atualizado há 9 meses atrás

O Supremo Tribunal Federal recebeu ofício da Coordenação Geral de Polícia Criminal Internacional (INTERPOL) comunicando a Prisão Preventiva para Extradição (PPE 452) do empresário alemão Manfred Landgraf. O relator do processo, ministro Gilmar Mendes, havia decretado a prisão preventiva para fins de Extradição de Landgraf no dia 19 de maio, quando autorizou, também, a busca e apreensão dos objetos encontrados com o estrangeiro.


 


O alemão foi preso no dia 22 de maio na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, e está na carceragem da Superintendência da Polícia Federal no estado. Com ele foram apreendidos R$ 210 mil e 300 mil euros, em dinheiro. O governo da Alemanha quer sua extradição para que responda aos processos que correm contra ele naquele País. No entanto, nenhum pedido chegou ao STF até o momento.


 


Manfred Landgraf é proprietário de uma empresa de táxi aéreo e helicópteros e, era através da empresa que o empresário conseguia empréstimos milionários junto às instituições financeiras alemãs, porém, nenhum dos empréstimos foi pago e os helicópteros não cobriram os prejuízos do calote no sistema financeiro.


 


Ao ser preso, Manfred Landgraf também foi autuado nos artigos 299, 304 e 307 do Código Penal, que tratam de falsidade ideológica, uso de documento falso e identidade falsa, respectivamente. Com o auto de prisão em flagrante, o acusado passará a responder por crimes cometidos no Brasil.  


 


#AMG/SS//AM

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.