Pesquisa sobre Justiça brasileira subsidia debates do Fórum de Administração Judiciária

Uma pesquisa encomendada ao Ibope pela Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), no início do ano, será tema de debates durante o Fórum de Administração Judiciária. O evento acontece nos dias 10 a 12 de novembro no Hotel Naoum, em Brasília. A pesquisa apurou a opinião popular sobre a atuação da Justiça no País. As informações sobre o encontro foram dadas pela vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie, durante entrevista à imprensa hoje à tarde.
Ela informou que o Supremo e a AMB estão realizando uma convocação ampla de todos os Tribunais Superiores e presidentes de Tribunais de Justiça para participar dos debates. “Vamos trazer a público os resultados da pesquisa”, ressaltou.
Ellen Gracie adiantou que a percepção que a população tem do Judiciário é negativa. A pesquisa revelou que a maioria dos entrevistados acha que a Justiça é lenta. “Não queremos contestar essa visão, mas decidir o que podemos fazer para reverter os déficits de atendimento nos tribunais”, assinala a ministra.
Para ela, o problema surge da grande quantidade de recursos que o sistema processual brasileiro demanda, “não se conseguindo chegar ao mérito da controvérsia”, salienta. A ministra cita o caso do STF em que são distribuídos semanalmente cerca de 900 processos ordinários (Recursos Extraordinários e Agravos de Instrumento).
Outra constatação do levantamento é que a população não tem noção do que seja o Poder Judiciário. Segundo Ellen Gracie, atribuem-se ao Judiciário responsabilidades de outros poderes como é o caso da superlotação dos presídios, citada na pesquisa. Por outro lado, é positiva a opinião da população sobre os magistrados. “O povo acha que no Judiciário se trabalha muito, se estuda muito e que os juízes se empenham”, comenta a ministra.
A pesquisa ainda revelou que o destaque do Poder Judiciário é a Justiça Eleitoral, elogiada pela população e também no exterior. Para Ellen Gracie, a Justiça Eleitoral é o Poder Judiciário que dá certo, mas pondera que “se fizermos um corte longitudinal dessa Justiça especializada veremos que ela se compõe de todos os seguimentos e instâncias judiciárias, além do Ministério Público e advogados”.
Ellen Gracie vai falar no encontro sobre a necessidade de formação administrativa dos juízes. Ela disse que a idéia da AMB é incluir a matéria nos cursos de formação de magistrados e montar um mestrado em Administração Judiciária. “Não temos formação teórica como administradores e a Constituição nos garante autonomia administrativa e financeira”, finaliza.
FV/BB
Ellen Gracie fala do fórum a jornalistas (cópia em alta resolução)
Veja a programação do fórum:
Fórum de Administração Judiciária
Local: Brasília – Naoum Plaza Hotel – Setor Hoteleiro Sul
Data: 10 a 12 de novembro de 2004
Público-alvo: tribunais, escolas de magistrados e associações de magistrados.
Programação
10 de novembro
20h – solenidade de abertura
Desembargador Claudio Baldino Maciel – Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB
Desembargador José Fernandes – Presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça
Juíza Marama dos Santos Carneiro – Presidente do TRT da 5ª Região (BA) e Coordenadora do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho
21h – coquetel
11 de novembro
9h – tema: O JUDICIÁRIO VISTO PELA SOCIEDADE – A Pesquisa AMB/IBOPE
Presidente de Mesa: Desembargador José Fernandes – Presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça
Painelistas:
Maria Tereza Sadek – Professora do Departamento de Ciência Política da USP
Luis Nassif – Jornalista
Representante do IBOPE (Apresentação da Pesquisa AMB/IBOPE)
Walter Ceneviva – Advogado e jornalista
15h – tema: INSTRUMENTO DE GESTÃO DA ADMINISTRAÇÃO JUDICIÁRIA
Presidente de Mesa: Marama dos Santos Carneiro – Juíza Presidente do TRT da 5ª Região (BA) e Coordenadora do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho
Painelistas:
Miguel Pachá – Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça do RJ
José Renato Nalini – Juiz Presidente do Tribunal de Alçada Criminal de SP
12 de novembro
9h – tema: ADMINISTRAÇÃO JUDICIÁRIA NOS ESTADOS UNIDOS E NA ITÁLIA
Presidente de Mesa: Roberto Siegmann – Juiz do Trabalho da 4ª Região (RS) e Presidente da Comissão para a Efetividade da Justiça da AMB
Painelistas:
Flavio Portinho Sirangelo – Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS)
Eugênio Facchini Neto – Juiz Diretor da Escola da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul – AJURIS
11h – tema: A GESTÃO JUDICIÁRIA NA FORMAÇÃO DO MAGISTRADO
Presidente de Mesa: Ellen Gracie Northfleet – Ministra Vice-Presidente do STF
Painelistas:
Joaquim Falcão – Fundação Getúlio Vargas/RJ
Russell Wheeler – Diretor do Federal Judicial Center dos EUA (Centro de pesquisa e treinamento judicial da Justiça Federal dos EUA)
15h – Conferência de encerramento
Tema: O FUTURO DO JUDICIÁRIO NO BRASIL
Nelson Jobim – Ministro Presidente do Supremo Tribunal Federal