Patrimônio histórico-cultural de Brasília em debate na Rádio Justiça na próxima segunda

04/01/2008 17:26 - Atualizado há 12 meses atrás

A preservação dos museus e monumentos que compõem o roteiro histórico-cultural de Brasília é o tema do programa “Comunidade”, que vai ao ar às 15h e às 17h. Em comemoração aos 100 anos de Oscar Niemeyer, completados em dezembro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombará 35 prédios e monumentos criados pelo arquiteto. Na capital federal, estão na relação os palácios do Planalto, da Alvorada, do Itamaraty e da Justiça. Também compõem a lista a Praça dos Três Poderes, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF). O “Comunidade” será transmitido diretamente da rampa externa do prédio do STF, localizada na Praça dos Três Poderes. Entre os convidados, representantes da Iphan, da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e ex-assessores do presidente Juscelino Kubitschek. Turistas e visitantes no local serão convidados a falar sobre o tema. O “Comunidade” é apresentado por Walter Lima.

Estudo de insetos ajuda a desvendar crimes

O estudo dos insetos, ácaros e outros bichos encontrados em um cadáver para determinar a data e, se possível, as circunstâncias da morte, é destaque do programa “Revista Justiça”. O estudo chamado entomologia forense pode evidenciar também se o corpo foi movido depois da morte e se o assassino voltou ao local do crime. Sobre o assunto, Pedro Beltrão e Miguelzinho Martins entrevistam o professor de zoologia da Universidade de Brasília (UnB) José Roberto Pujol Luz e o perito criminal e mestre em entomologia forense pela Unicamp Jorge Alejandro Paulete Scaglia. Também participa do programa o juiz criminal Adilson Polegato de Freitas. O “Revista Justiça” começa às 11h.

Direito ao sono é destaque do “Hora Legal”

A convivência com níveis de ruídos excessivos é prejudicial e indenizável. A partir das 7h, o “Hora Legal” conversa com o advogado e presidente da Associação de Defesa dos Direitos do Cidadão, Cláudio Roberto da Silva, para falar sobre a decisão da Justiça no Rio Grande do Sul, que condenou um restaurante a indenizar alguns vizinhos por perturbação do sossego. 

Beatles em “No Tempo da Música”

A banda que dominou as vitrolas dos anos 60 está em “No Tempo da Música”, documentário de 30 minutos apresentado por Guilherme Macedo e Viviane Yanagui, a partir das 21h. Os Beatles influenciaram no modo de vestir, de cortar o cabelo e no estilo de vida das pessoas.  
 
Emissoras podem retransmitir boletins da Radioagência Justiça

Com apenas um cadastro no site da Rádio Justiça, emissoras podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos nos horários de 8h, 12h, 18h30 e 22h30. A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, em Brasília, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.gov.br.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.