Parlamentares do PI pedem que presidente do STF marque julgamento sobre divisão dos royalties do petróleo

Caso está em tentativa de acordo entre estados, municípios e União no Núcleo de Solução Consensual de Conflitos.

13/06/2024 09:26 - Atualizado há 6 meses atrás
Foto: Antonio Augusto/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, recebeu na noite desta quarta-feira (12) a senadora Jussara Lima (PSD-PI), o senador Marcelo Castro (MDB-PI) e o deputado federal Júlio César de Carvalho (PSD-PI). Eles pediram a audiência para tratar das ações sobre a divisão dos royalties de petróleo (ADIs 4916, 4918, 4920 e 5038) e reivindicaram que o tema seja julgado pelo plenário do Tribunal.

O presidente explicou que o processo não está apto para julgamento porque foi remetido pela relatora, a ministra Cármen Lúcia, para o Núcleo de Solução Consensual de Conflitos do STF e que, tão logo seja liberado, caso não haja acordo, o processo será pautado para análise do colegiado.

O que está em discussão

Entre as alegações trazidas está a de que a aplicação de dispositivos da Lei 12.734/2012, que alterou o regime de pagamento dos royalties devidos em razão da produção de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos, resultaria na destinação da maior parte dos recursos a entes que não sofrem os impactos diretos dessa atividade, prejudicando os que produzem. A nova divisão está suspensa desde 2013.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.