Palestras marcam programação do evento Ação Justiça neste sábado (8)
Amanhã (8/12), no "Ação Justiça", promovido pelo Supremo Tribunal Federal em comemoração ao Dia da Justiça, serão proferidas palestras sobre os mais variados temas da área do direito. As palestras ocorrerão nos intervalos das programações culturais previstas para todo o dia.
O Ação Justiça 2007 integra o calendário de atividades do projeto "Bicentenário do Judiciário Independente no Brasil" e conta com o apoio de 20 entidades relacionadas aos profissionais do Poder Judiciário, além da Confederação Nacional da Indústria/Sesi e do Governo do Distrito Federal. O patrocínio é do Banco do Brasil.
O evento, que acontecerá na Esplanada dos Ministérios (Conjunto Cultural da República, próximo à Rodoviária do Plano Piloto), em Brasília, será um dia de informações e oportunidades de conhecimento sobre a competência e funcionamento da Justiça brasileira e funções essenciais, associado a atividades culturais e de interesse em geral.
Palestras
Durante a programação do Ação Justiça, que terá início às 9h30 com a participação da presidente do STF, ministra Ellen Gracie, a população terá oportunidade de assistir a nove palestras. A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) promoverá as palestras sobre o direito do consumidor, orientada pelo promotor de Justiça (MPDFT) Trajano Sousa de Melo; combate a corrupção, com o promotor de Justiça (MP-SC) Affonso Ghizzo; e direito ambiental, com o promotor de Justiça Jose Maria da Silva Junior.
O tema Direito da Criança e Adoção, de responsabilidade da Associação dos Magistrados Brasileiros, vai ser abordado em três momentos distintos pelo juiz de Direito da Vara da Infância e da Juventude de Florianópolis-SC, Francisco Oliveira Neto e pela gerente de comunicação Débora Diniz.
A palestra sobre o direito do trabalho doméstico será conduzida pelo procurador do Trabalho, Joaquim Rodrigues Nascimento, e promovido pela Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT). Já o direito dos Aposentados é o assunto de outra conferência, apresentada por Inês da Silva Ramos e promovida pela Associação Nacional dos Procuradores da Previdência Social ANPREV.
Em outra oportunidade a Associação Nacional dos Procuradores do Banco Central do Brasil (APBC) promoverá a palestra “O Banco Central e o Atendimento às Demandas do Cliente Bancário”, orientada pelo procurador do Banco Central e Secretário-Geral da APBC Marcel Mascarenhas dos Santos.
Programação cultural
Durante todo o dia, das 9h30 às 17h30, haverá apresentações culturais com bandas de reggae, rock, música instrumental, música popular brasileira, dança, capoeira, mímica e apresentação folclórica. Já estão confirmadas as seguintes atrações: "Folguedo (Grupo do seu Teodoro e Samba de Crioula), Banda Batalá, Miquéias Paz, Banda Elemental, Som da Corte, Yara Veratto e Banda Mostarja. Também haverá apresentação especial de integrantes do Clube do Choro de Brasília. Para encerrar as atividades, será realizado show com a banda brasiliense Plebe Rude.
EC/EG