Ouvidora do STF fala sobre Constituição para 720 crianças de 20 escolas de Canoas (RS)

Programa STF na Escola já alcançou mais de 1.500 estudantes em quatro estados este ano

11/04/2025 18:41 - Atualizado há 1 semana atrás
Ouvidora do STF em palestra a estudantes de Canoas (RS) Foto: Fellipe Sampaio/STF

Cerca de 720 estudantes da rede pública municipal de Canoas (RS) assistiram, nessa quinta-feira (10), a palestras sobre temas como direitos, cidadania, democracia, importância da Constituição e organização dos Poderes, de forma lúdica e acessível. Esta foi a mais recente ação do programa STF na Escola, do Supremo Tribunal Federal, que, somente neste ano, já alcançou mais de 1.500 estudantes em quatro estados brasileiros: foram 200 em Pernambuco, 200 no Rio de Janeiro, 400 em Minas Gerais e, agora, 720 no Rio Grande do Sul.

Em Canoas, a iniciativa contou com o apoio da Associação dos Funcionários de Carreiras Típicas de Estado do Município de Canoas (Aftec) e das Secretarias Municipais da Fazenda e da Educação. A juíza Flávia Martins de Carvalho, ouvidora do Supremo Tribunal Federal e coordenadora do programa, conduziu as palestras.

Para a magistrada, a iniciativa é essencial na formação das novas gerações. “Precisamos construir um amanhã a partir do hoje. Precisamos então que as crianças de hoje tenham noções da importância da Constituição e do valor da democracia, porque senão o amanhã fica comprometido”, afirmou.

As palestras foram realizadas na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Repercussão

Após o encontro, estudantes e professores elogiaram a atividade. Emily Maciel, de 10 anos, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil, comentou sobre a cartilha distribuída durante o evento: “Eu achei legal. Vou botar na minha coleção de livros”.

A professora Ana Paula dos Anjos, da Escola Municipal de Educação Infantil Gilda Schiavon, destacou o entusiasmo dos alunos. “É bom porque eles se sentem importantes. Estão se sentindo adultos”, brincou.

Enchentes

Canoas foi um dos municípios mais afetados pela enchente que atingiu o Rio Grande do Sul no ano passado. Para a juíza Flávia Martins, conversar com os alunos da região foi uma experiência marcante.

“É uma alegria para mim muito grande estar numa cidade que sofreu tanto com as chuvas e saber que aqui as crianças estão tendo a oportunidade de conhecer os seus direitos e de sonhar com um futuro melhor”, afirmou.

Curta-metragem

Durante a atividade, também foi exibido o curta-metragem em animação “Uma Aventura com a Constituição”, produzido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), parceira do STF no Programa de Combate à Desinformação.

Lançada em fevereiro deste ano, a animação foi baseada na cartilha do programa STF na Escola, também resultado da parceria entre as duas instituições. O vídeo educativo conta a história de um grupo de crianças que recebe a tarefa de mapear as regiões e os problemas do Brasil. Com a ajuda da Constituição e da estátua da deusa da Justiça, Têmis, elas descobrem formas de colaborar para um país melhor.

Educação cidadã

O STF na Escola é um programa de educação cidadã voltado a estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas. O objetivo é explicar, de forma simples e didática, o papel da Suprema Corte e a importância da Constituição Federal e da democracia.

No site do programa, professores e estudantes têm acesso a informações sobre o Supremo, a Constituição, direitos e um jogo da memória. Além disso, é possível baixar gratuitamente a cartilha ou inscrever a escola para receber as palestras.

(Iva Velloso//CF)

STF na Escola em Canoas (RS)- alunos de 10 escolas assistem palestra sobre cidadania - 10/04/2025

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.