Oportunidade para estudantes e pesquisadores: STF recebe inscrições para Intercâmbio Acadêmico
O programa será realizado de forma virtual de 10 a 13/5. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até 20/3.
O Supremo Tribunal Federal (STF) está recebendo, até 20/3, inscrições gratuitas para a segunda edição do Programa de Intercâmbio Acadêmico "Por Dentro do Supremo", voltado para estudantes e pesquisadores do Brasil inteiro. O programa ocorrerá nos dias 10, 11, 12 e 13/5, e as inscrições devem ser feitas por meio do formulário disponível no site oficial do STF.
Esta segunda edição será realizada integralmente de forma virtual e oferecerá, ao todo, 35 vagas para intercambistas: 25 para estudantes de graduação e 10 para estudantes de pós-graduação stricto sensu nas seguintes áreas do conhecimento: Direito, Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia, Ciência Política), Economia, História, Políticas Públicas, Relações Internacionais, e demais áreas afins no campo das humanidades. Para a seleção dos intercambistas, critérios de pluralidade regional, diversidade de gênero e étnico-racial são incentivadas e serão consideradas, além da excelência acadêmica exigida.
O programa tem como objetivos principais aproximar estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu da história e do funcionamento do Tribunal, proporcionar experiência teórica e prática acerca dos processos de trabalho desenvolvidos na Corte e incentivar a pesquisa e a produção acadêmicas. No decorrer do intercâmbio, os estudantes poderão assistir aulas magnas com convidados renomados, acompanhar sessões de julgamento, frequentar aulas e oficinas temáticas com especialistas, servidores e assessores da Corte. Também serão realizadas visitas guiadas pelo Tribunal.
Além de dialogar com o cotidiano do STF e sua história, o programa favorece a troca de conhecimentos práticos e teóricos e fomenta a construção de pesquisas e de novas produções acadêmicas sobre o STF.
No intuito de estimular a acessibilidade dos estudantes e dos pesquisadores do Brasil inteiro às práticas do STF, o programa almeja promover uma troca acadêmica tão frutífera quanto a vivenciada na primeira edição. “O intercâmbio acadêmico é um importante canal de comunicação entre a Suprema Corte e as instituições de ensino superior, alinhado com o decisivo pilar da Corte que busca a promoção do diálogo entre a comunidade acadêmica, a sociedade civil e o STF”, afirma o presidente do STF, ministro Luiz Fux.
Edição anterior
A primeira edição do “Por Dentro do Supremo”, realizada em março de 2021, despertou o interesse de alunos de graduação e pós-graduação de todo o país, totalizando 250 inscrições. Após grande procura da edição anterior, a presente edição conta com um número maior de vagas disponíveis, a fim de aumentar a diversidade.
O projeto é uma iniciativa do STF, por meio de sua Secretaria Geral e de sua Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação (SAE).
Leia a íntegra do edital.