Oficiais da Escola Superior de Guerra visitam o STF nesta terça-feira (11)

11/05/2010 15:25 - Atualizado há 9 meses atrás

Como parte do curso de pós-formação da Escola Superior de Guerra, 115 oficiais visitaram nesta terça-feira (11) o Supremo Tribunal Federal (STF) e assistiram a uma palestra da ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha.

A visita ao STF faz parte da programação do curso que habilita civis e militares do Brasil e das Nações Amigas (Argentina, Colômbia, Equador, Guatemala e Peru) para funções de direção e assessoramento de alto nível na administração pública, em especial nas áreas de Segurança e da Defesa Nacional.

Os participantes do curso não são apenas militares: além de integrantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica participam advogados, desembargadores, padres, empresários, entre outros interessados no conhecimento apresentado na pós-graduação. Após o curso, os participantes voltam para o seu órgão de origem para aplicar o conhecimento adquirido em sua área de atuação.

A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha falou aos oficiais sobre a importância do STF no aprimoramento das instituições democráticas. Nesse sentido, fez reflexões sobre Democracia e Constituição; A Constituição e o Poder Judiciário; o Judiciário e STF.

A ministra afirmou que para a formação de um Estado Democrático é necessário que haja uma Constituição. No entanto, nem todos os estados que possuem uma Constituição podem ser considerados uma democracia.

“A democracia não é um sistema acabado, completado é um sistema em permanente construção e aperfeiçoamento, como o próprio ser humano”, destacou a ministra ao afirmar que não existe democracia perfeita, e sim uma democracia que se consolida através de instituições. Ela afirmou ainda que a sociedade precisa ser democrática e que é necessário haver tolerância e compaixão pelo outro.

O diretor do curso, Brigadeiro do Ar Eduardo Zotti afirmou que “sem dúvida, conhecer a mais alta Corte de Justiça do país é um requisito importante e representa uma possibilidade de fazer uma integração e contextualização do seu órgão de origem dentro do contexto geral da sociedade brasileira”.

Ainda em Brasília, os oficiais assistem a palestra no Ministério da Defesa e se encontram com parlamentares. Em seguida, retornam ao Rio de Janeiro, onde fica a Escola Superior de Guerra.

CM/EH

*Acompanhe o dia a dia do STF também pelo Twitter: http://twitter.com/stf_oficial

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.