Obra que analisa votos do ministro Teori Zavascki é lançada no STF

O livro destaca os quase 28 anos de atuação do magistrado no STF, no STJ e no TRF-4.

21/09/2022 20:45 - Atualizado há 8 meses atrás

Foi lançado nesta quarta-feira (21) o livro “Teori na prática. Uma biografia intelectual”, que analisa julgados nos quais foram proferidos os mais notáveis votos do ministro Teori Zavascki (falecido) ao longo de quase 28 anos de atuação em três diferentes tribunais – Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). A presidente da Corte, ministra Rosa Weber, ressaltou que o lançamento do livro é um momento de celebração “de um amigo muito querido, de um jurista de escol, de um ministro de ontem e de sempre desta Casa”.

Segundo ela, ambos foram contemporâneos na faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. “Foi uma amizade de décadas, um carinho muito especial e, para mim, foi uma verdadeira honra ter compartilhado da bancada do STF junto com o ministro Teori”. A presidente do Supremo leu ainda trecho da obra que considera um verdadeiro retrato do homenageado: "o juiz deve fazer aquilo que ele acha que o direito determina em certo momento. Ele não tem opção de ser político, de decidir conforme a sua vontade”.

Solidariedade e paz

Por sua vez, o ministro Luiz Fux lembrou que hoje é comemorado o Dia Internacional da Paz e também é o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. “Então, o binômio solidariedade e paz representa tudo aquilo que o ministro Teori Zavascki foi na vida”, observou. Segundo Fux, o ministro Teori primava por um ambiente harmonioso, além de se preocupar com as minorias vulneráveis, como são as pessoas com deficiência. “Para nós, o nome do ministro Teori ainda continua sendo saudade”, ressaltou.

Construtor de pontes

Também presente no lançamento, o ministro Luís Roberto Barroso observou que, apesar da simplicidade, o ministro Teori tinha maturidade intelectual e profundidade no que fazia. Ele recordou que o amigo transitava com muita naturalidade entre pessoas com ideias diferentes e sem abrir mão de suas próprias ideias. “Ele era um construtor de pontes, e esse era um papel extraordinário que ele desempenhava”, disse. “Tê-lo conosco foi um privilégio da nossa geração, e cinco anos após a sua partida, Teori continua presente”, completou.

O lançamento foi realizado no Átrio da Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, do STF, com a presença de ministros, familiares e dos coordenadores da obra, Claudio Xavier Seefelder Filho e Daniel Coussirat de Azevedo.

EC/AD

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.