O sistema de justiça criminal em destaque no programa Caderno D
Nesta semana, o programa Caderno D exibe mais palestras do 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal. O evento, que teve como tema as “Estratégias Amplas para Desafios Globais: Sistemas de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal e seus Desenvolvimentos em um Mundo em Transformação”, ocorreu em Salvador, entre os dias 12 e 19 de abril deste ano.
Durante as plenárias, foram discutidos temas como “Infância, Juventude e Crime”; “Contrabando de Migrantes”; “Tráfico de Seres Humanos”; “Lavagem de Dinheiro” e "Cybercrimes" (crimes realizados pela Internet).
O evento reuniu representantes de Estados membros da ONU responsáveis por políticas públicas na área de prevenção ao crime e da justiça criminal, além de especialistas, parlamentares, acadêmicos e representantes da sociedade civil. Aproximadamente 4.000 pessoas, entre congressistas, acompanhantes e convidados participaram do Congresso.
Além da promoção de debates, os participantes também aprovaram uma declaração contendo recomendações baseadas nas deliberações firmadas no evento. O documento será submetido à Comissão para Prevenção ao Crime e Justiça Criminal do UNODC – Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, em sua 19ª sessão, que será realizada até o fim do ano.
O Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal ocorre desde 1955, em diversas partes do mundo. O evento contribui para a formulação de políticas nacionais e internacionais, com discussões de ideias e novas abordagens para situações relacionadas a uma das instituições mais importantes dos Estados contemporâneos: o sistema de justiça criminal.
O programa Caderno D vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pela TV Justiça.
Fonte: TV Justiça