O presidente do STF recebe Pataxós Hã-Hã-Hãe

06/02/2003 19:25 - Atualizado há 9 meses atrás

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Marco Aurélio, recebeu hoje (6/2), em seu gabinete, um grupo de 40 índios Pataxós Hã-Hã-Hã. Acompanhados de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Conselho Indígena Missionário (Cimi), eles entregaram ao ministro onze livros, um para cada ministro da Casa, onde estão registradas, segundo informaram, todas as provas de que são os legítimos donos de uma área de 54 mil hectares no sul da Bahia.
 
De acordo com os índios, há 18 anos a Funai ingressou com uma Ação Civil Originária (ACO 312), no STF, em que pede a posse da terra para os mais de 3 mil índios que vivem nos municípios de Pau Brasil, Itaju do Colônia e Camacã. De acordo com o cacique Gérson, líder do grupo, o conflito entre fazendeiros e índios, durante tantos anos, já rendeu a morte de 16 caciques.
 
#BB/JY//SS



Presidente do STF recebe  índios Pataxó (cópia em alta resolução)



Representantes dos Pataxó reivindicam terras no STF (cópia em alta resolução)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.