O dia-a-dia de um Oficial de Justiça da Justiça Federal em destaque no Carreiras
Fazer pessoalmente citações, prisões, penhoras, arrestos, diligências e executar as ordens do juiz federal a que estiver subordinado. Essas são algumas das principais funções de um Oficial de Justiça de um Tribunal Regional Federal. Um trabalho que o Carreiras mostra em detalhes nesta semana.
Em entrevista ao programa, a oficial Waldivia de Souza, do TRF da 1ª Região, com sede em Brasília, falou um pouco de sua trajetória profissional.
No programa, Waldívia aponta as duas principais exigências para ingressar na carreira de Oficial de Justiça de um Tribunal Regional Federal: ser bacharel em Direito e passar em um concurso público para Analista Judiciário Executante de Mandados. Ela também fala sobre o perfil que este profissional precisa ter: “Ser uma pessoa que goste de lidar com o público, afinal você traduz a ordem para o destinatário. É preciso até ler o mandado, explicar a ordem judicial para a pessoa que o recebe”.
A conversa foi acompanhada pela estudante de Direito Flávia Lisboa, que veio do Rio de Janeiro para participar da gravação do programa na capital do país.
A oficial também dá dicas de leitura tanto aos interessados em ingressar no cargo quanto aos que já estão: "O Vade Mecum é indispensável para os estudantes, porque eles precisam conhecer as leis na íntegra; já o profissional, precisa ter em mãos o Manual de Execução, para esclarecer eventuais dúvidas". Essas e outras sugestões para seguir a carreira de Oficial de Justiça de um Tribunal Regional Federal você confere no "Carreiras", que vai ao ar toda segunda-feira, às 22h30, na TV Justiça, com reprises na quinta-feira, às 18h, e sexta-feira, às 19h.
Publicações indicadas no Programa:
VADE MECUM
ACADÊMICO DE DIREITO 2009
Anne Joyce Angher
Editora Rideel
MANUAL DE EXECUÇÃO
Arakem de Assis
Editora Revista dos Tribunais
Fonte: TV Justiça