Novela da Rádio Justiça trata das relações de consumo
Dia 3 estréia a radionovela Liquidação de Emoções, que usa a comédia para falar sobre direito do consumidor
Honório Zura pode ser considerado um típico avarento. Ele controla a conta-gotas o consumo de água e acha que todo mundo é gastador. O controle de Honório vai além dos bens materiais, pois ele comanda com pulso firme os passos da sobrinha, Madalena. Ela quer se casar com o pobretão Amâncio, mas vai ter que enfrentar a implicância do tio diante da situação financeira do namorado. Assim, Madalena recorre aos serviços de uma agência matrimonial e encontra Esposete 3000, a mais nova e moderna esposa para o tio. A idéia é amolecer o coração de Honório e fazer com que ele aprove o casamento com Amâncio. As coisas não acontecem conforme o planejado e Madalena se descobre vítima de uma propaganda enganosa.
As relações de consumo e os direitos do consumidor enredam a novela Liquidação de Emoções, em cartaz no programa Justiça em Cena, da Rádio Justiça. A história estréia na próxima segunda-feira, dia 3 de março, e tem roteiro de Guilherme Macedo, direção de Viviane Yanagui e sonoplastia de Marcus Tavares.
Histórico
O “Justiça em Cena” é um projeto da Rádio Justiça iniciado em 2004, quando da inauguração da emissora. Retomado e reelaborado em 2007, o programa já está na 7ª edição. A primeira, Tempos de Suplicação, tratou dos primórdios da Justiça independente no Brasil, com a chegada da família real. A segunda, A Fera de Macabu, teve como foco a história do fazendeiro Motta Coqueiro, condenado injustamente à forca por assassinato, fato que levou ao fim da pena de morte no Brasil, por volta de 1875. A terceira, Bola Fora, tratou do bolão de loteria que quase chegou aos tribunais, além da Lei Maria da Penha e dos Juizados de Conciliação. A quarta, Em Nome da Honra, retratou os crimes cometidos em defesa da honra. A quinta, Reunião de Família, enfocou a reinserção de ex-presidiários na sociedade. A última, Alice no País do Trabalho, falou das formas ilegais de exploração do trabalho.
Em novembro de 2007, Justiça em Cena foi considerado "Melhor Programa de Rádio" pelo 5º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça.
O projeto conta com a colaboração de técnicos, editores e repórteres da Rádio e da TV Justiça. Liquidação de Emoções tem as vozes de Guilherme Macedo, Léa Paula, Mahêva Campos, Miguelzinho Martins, Odete Rocha, Tomaz Menezes e William Galvão.
No ar
Liquidação de Emoções será veiculada em nove horários, de segunda a sexta-feira: às 8h50, 12h50, 14h50, 18h20, 21h50, 23h50, 1h50 , 3h50 e 5h50. Sábado e domingo, às 20h, a rádio apresenta o compacto com a história completa.
O áudio das três primeiras radionovelas produzidas pela Rádio Justiça está disponível no site do projeto Bicentenário do Judiciário Independente, no link "Rádio Bicentenário".
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, em Brasília, via satélite ou pelo site www.radiojustica.gov.br.