Novela da Rádio Justiça se inspira no bolão de loteria que quase chegou aos tribunais
Lei Maria da Penha e Juizados de Conciliação reforçam a trama de "Bola Fora" que estréia segunda, 27.
Argemiro, Natércio e Gomide são moradores do município fictício de Laranjal que sempre apostam juntos na loteria esportiva, mas nunca ganham. Desta vez, Argemiro acerta na mosca e o palpite do bolão é premiado. Na hora de pegar o dinheiro, Natércio e Gomide “lembram” que Argemiro não pagou a parte dele na aposta e, por isso, não merece ficar com o prêmio. Assim, a única forma que Argemiro encontra para ter direito ao dinheiro é buscando ajuda da Justiça. A história, inspirada em um fato real, é o tema da novela "Bola Fora", que estréia nesta segunda, 27 de agosto, no "Justiça em Cena", da Rádio Justiça.
Dividida em cinco capítulos de cinco minutos de duração cada, a história também trata de temas como Conciliação e a Lei Maria da Penha, que completou um ano de existência no dia 7 de agosto. Com roteiro de Guilherme Macedo e direção de Viviane Yanagui, "Bola Fora" será veiculada em oito horários, de segunda a sexta-feira: às 9h55, 12h55, 14h55, 18h55, 21h55, 1h55, 3h55 e 5h55. Sábado às 20h e domingo às 18h, a Rádio apresenta o compacto com a história completa.
Produção
O "Justiça em Cena" é um projeto da Rádio Justiça iniciado em 2004, quando da inauguração da emissora, e suspenso no décimo episódio. Retomado e reelaborado, o programa já está na 3ª edição. A primeira, "Tempos de Suplicação", tratou dos primórdios da Justiça independente no Brasil, com a chegada da família real. A segunda, "A Fera de Macabu", teve como foco a história do fazendeiro Motta Coqueiro, condenado injustamente à forca por assassinato, fato que levou ao fim da pena de morte no Brasil, por volta de 1850.
O projeto conta com a colaboração de técnicos, editores e repórteres da Rádio e da TV Justiça. "Bola Fora" tem vozes de Cícero Brito, Guilherme Macedo, Jane Costa, Mahêva Campos, Miguelzinho Martins, Odete Rocha, Rimack Souto, Roberto Rosemberg e Viviane Yanagui.
Programação
Destaque no fim de semana para o "CineMúsica", às 21h de sábado com a trilha sonora do documentário Paulinho da Viola – meu tempo é hoje. No domingo, No "Tempo da Música", às 18h30, resgata os Beatles e o "Pro Verbo", às 22h, traz o polêmico escritor Nelson Rodrigues.
No jornalismo, as principais informações da semana estão no "Súmula", às 13h de sábado e domingo.
Já na segunda-feira, 27, o "Hora Legal", às 7h da manhã, começa a análise da prova objetiva do último concurso para juiz substituto do Tribunal e Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Considerada uma das avaliações mais difíceis dos últimos anos, será comentada pelo professor e juiz em São Paulo, Vitor Kümpel. A série de entrevistas voltada para os estudantes de Direito será apresentada por Pedro Beltrão.
No "Revista Justiça", às 11h, será discutido o tema “Paternidade e mudança de filiação”.
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, em Brasília, via satélite ou através do site www.radiojustica.gov.br.