Novela da Rádio Justiça fala sobre reinserção de ex-presidiários na sociedade

19/10/2007 17:02 - Atualizado há 1 ano atrás

“Todos são passíveis de erros e todos merecem uma segunda chance se pagaram pelos erros que cometeram”. A fala é de Salete Oliveira, personagem da novela Reunião de Família, que estréia nesta segunda (22) no programa “Justiça em Cena”, da Rádio Justiça. A trama, escrita por Guilherme Macedo e com direção de Viviane Yanagui, é uma comédia rasgada, mas que ao mesmo trata de um tema bastante delicado: a reinserção dos ex-presos na sociedade.

Enredo

A família está reunida em um domingo para comemorar o aniversário do patriarca dos Oliveira. O único que ainda falta chegar é justamente o marido de Salete, Otacílio, ex-presidiário que cumpriu pena por estelionato. Na história, os outros personagens têm seus crimes revelados e constata-se que a única diferença entre eles e Otacílio é que este último já foi punido pela Justiça. O ex-apenado é também quem sofre mais preconceitos entre os familiares de Salete. Ao longo da narrativa, alguns delitos também são citados ou vividos pelos personagens, como abandono material, apropriação indébita e extorsão mediante seqüestro.

Histórico

O “Justiça em Cena” é um projeto da Rádio Justiça iniciado em 2004, quando da inauguração da emissora. Retomado e reelaborado em 2007, o programa já está na 5ª edição. A primeira, Tempos de Suplicação, tratou dos primórdios da Justiça independente no Brasil, com a chegada da família real. A segunda, A Fera de Macabu, teve como foco a história do fazendeiro Motta Coqueiro, condenado injustamente à forca por assassinato, fato que levou ao fim da pena de morte no Brasil, por volta de 1875. A terceira, Bola Fora, tratou do bolão de loteria que quase chegou aos tribunais, além da Lei Maria da Penha e dos Juizados de Conciliação. A última, Em Nome da Honra, retratou os crimes cometidos em defesa da honra.

O projeto conta com a colaboração de técnicos, editores e repórteres da Rádio e da TV Justiça. Reunião de Família tem as vozes de Mahêva Campos, Miguelzinho Martins, Odete Rocha, Rimack Souto, Roberta Paz e William Galvão.

No ar

Reunião de Família será veiculada em nove horários, de segunda a sexta-feira: às 8h50, 12h50, 14h50, 18h20, 21h50, 23h50, 1h50 , 3h50 e 5h50 . Sábado às 20h e domingo às 18h, a Rádio apresenta o compacto com a história completa.

A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, em Brasília, via satélite ou através do site www.radiojustica.gov.br.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.