Nota oficial do STF pela morte da Rainha Elizabeth II

Presidente do STF e do CNJ, ministro Luiz Fux lamentou a morte da monarca.

08/09/2022 21:05 - Atualizado há 8 meses atrás

Recebo com profundo pesar a notícia da morte de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II. A monarca que sempre esteve firme ao lado do seu povo em períodos de grandes transformações na humanidade. Exemplo de elevadas virtudes, representou um modelo para as mulheres das mais diversas gerações e foi um ícone cultural do nosso tempo.

Relembro que a Rainha visitou o STF em novembro de 1968, ocasião na qual entregou uma comenda ao então presidente do STF, Ministro Luiz Galloti. Em discurso, Elizabeth II mencionou a importância da harmonia entre os poderes: “Impressionou-me a ideia, traduzida na mais ousada e bela das arquiteturas, de se construir uma Capital em torno dos Três Poderes fundamentais do Estado: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Os três devem funcionar em uníssono, porquanto, no fim, é o primado do Direito que constitui o bem mais precioso do Estado civilizado."

Ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal
e do Conselho Nacional de Justiça

 

– Veja os registros do Museu do STF sobre o discurso da Rainha e a ata da sessão solene realizada em 1968.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.