Moreira Alves despede-se do Plenário do STF

10/04/2003 19:42 - Atualizado há 9 meses atrás

O ministro Moreira Alves participou da sessão Plenária hoje (10/4) pela última vez como integrantes do Supremo Tribunal Federal. No próximo dia 19, o ministro completa 70 anos de idade e se aposenta compulsoriamente. Ao final da sessão, o ministro Marco Aurélio disse sentir a aposentadoria de Moreira Alves como duplo castigo.


 


“Duplamente porque perdemos o colega dedicado, proficiente, que atuou até aqui, nesta Corte, durante 27 anos, 9 meses e 20 dias. Em segundo porque, com sua saída, e também com a saída do ministro Ilmar Galvão, os egressos da Faculdade Nacional de Direito já não serão, como foram nesta Corte, maioria. Terei que, sob esse ângulo, que digladiar no ofício judicante sozinho”, afirmou. Depois do ministro Moreira Alves, o ministro Ilmar Galvão também será aposentado compulsoriamente, no dia dois de maio, quando completa 70 anos.


 


Durante a homenagem, o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, lamentou não poder continuar convivendo, no Tribunal, com “o vigor intelectual e físico” do ministro Moreira Alves. O advogado-geral da União, Álvaro Augusto, também quis registrar sua profunda admiração e reconhecimento ao ministro, “que me deu as maiores lições de impessoalidade, coerência e de como destruir e identificar os sofismas”.


 


Presente à sessão, o ex-ministro da Casa Aldir Passarinho afirmou que o mundo jurídico admira o ministro Moreira Alves, salientando que “isso é uníssono mesmo daqueles que às vezes discordam do seu ponto de vista”.


 


Emocionado, o ministro Moreira Alves disse que durante a sessão de hoje lembrou-se que o procurador-geral Geraldo Brindeiro e o advogado-geral da União, Álvaro Augusto, começaram no Ministério Público, há 32 anos, quando ele iniciava a carreira de procurador-geral da União. “Isso me trouxe recordações em que se as tem com mais intensidade no momento de afastar-se”, afirmou o ministro, ao agradecer a homenagem.


 



Ministro Moreira Alves em sua última sessão plenária (cópia em alta resolução)


 



Procurador-geral presta homenagem ao ministro Moreira Alves (cópia em alta resolução)


 



Advogado-geral da União também prestou sua homenagem (cópia em alta resolução)


 



Ministro Aldir Passarinho, amizade no tribunal (cópia em alta resolução)


#BB/EC//AM

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.