Ministros ratificam incompetência do STF para analisar HC contra ato de turma recursal

01/09/2006 18:00 - Atualizado há 12 meses atrás

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Eros Grau e Gilmar Mendes aplicaram, em dois habeas corpus (HC) que tramitavam na casa, entendimento do Plenário sobre a incompetência da Corte para analisar pedidos de HC contra atos de turmas ou colégios recursais de juizados Especiais.

O ministro Gilmar Mendes despachou que “as decisões das Turmas ou Colégios Recursais dos Juizados Especiais não estão compreendidas na competência constitucional atribuída ao Supremo Tribunal Federal”. 

Eros Grau relembrou que ao julgar o HC 86834, o Plenário, por maioria de votos, não reconheceu competência da Corte para julgar as decisões das Turmas ou Colégios Recursais dos Juizados Especiais.

Eros Grau negou seguimento ao HC 89262. Gilmar Mendes declinou da competência do HC 89432 para o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Ambas as decisões foram monocráticas.

Os autos dos HCs foram remetidos aos tribunais de origem.

LP/CG

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.