Ministros Lewandowski e Teori são homenageados na 24ª edição do Troféu Dom Quixote

03/12/2014 21:57 - Atualizado há 9 meses atrás

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, e o ministro Teori Zavascki foram homenageados nesta quarta-feira (3) pela Confraria Dom Quixote, na 24ª edição da cerimônia de outorga dos troféus Dom Quixote e Sancho Pança. A homenagem é realizada anualmente pela confraria para agraciar personalidades de destaque na defesa da ética, da moralidade, da dignidade, da justiça e dos direitos da cidadania. Os ministros receberam o troféu Sancho Pança, destinado às pessoas já agraciadas anteriormente com o Dom Quixote – concedido, este ano, ao secretário-geral da Presidência do STF, Manoel Carlos de Almeida.

A solenidade contou com a participação do ministro do STF Ayres Britto (aposentado), do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, do ex-titular da pasta Bernardo Cabral, presidente da Confraria Dom Quixote, dos presidentes do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Barros Levenhagen, e do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinícius Furtado Coelho, e de ministros de Tribunais Superiores, entre outras autoridades.

Na abertura da solenidade, Bernardo Cabral homenageou o ministro Ricardo Lewandowski por sua iniciativa, ao assumir a Presidência do STF, de elevar a tribuna destinada aos advogados no Plenário, para que os advogados ficassem na mesma altura dos ministros e do representante do Ministério Público. “A presença do chefe do Poder Judiciário nesta solenidade é uma rara oportunidade de ver que a advocacia caminha lado a lado com a Justiça”, afirmou Cabral.

Os troféus Dom Quixote e Sancho Pança foram criados pelo jornalista Orpheu Salles, editor da revista Justiça e Cidadania. Outros juristas, governadores, jornalistas e empresários também receberam a homenagem: Admar Gonzaga (ministro do TSE), Álvaro Teixeira da Costa (jornalista), Antonio Carlos Ferreira (ministro do STJ), Herman Benjamin (ministro do STJ), Guilherme Augusto Caputo Bastos (ministro do TST), Isaac Sidney Menezes Ferreira (procurador-geral do Banco Central), João Augusto Ribeiro Nardes (presidente do TCU), José Eduardo Cardozo (ministro da Justiça), Laurita Vaz (vice-presidente do STJ), Luciana Lóssio (ministra do TSE), Marcelo Nobre (ex-conselheiro do CNJ e advogado), Marco Antonio Rossi (vice-presidente do Bradesco), Marcus Vinicius Furtado Côelho (presidente do Conselho Federal da OAB), Maria Celeste Morais Guimarães (diretora jurídica da Cemig), Maria Conceição da Hora Gonçalves Coelho (advogada), Maria Cristina Peduzzi (ministra do TST), Maria das Graças Pessôa Figueiredo (presidente do TJ-AM), Mauricio Côrrea da Veiga (advogado), Maurício Dinepi (jornalista), e Rodrigo Janot (procurador-geral da República).

CF/EC

 

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.