Ministros da 1ª Turma prestam homenagem a Cármen Lúcia por assumir Presidência do TSE
Ministra tomou posse nesta segunda-feira (4) e comandará o Tribunal Eleitoral pela segunda vez
Os ministros que compõem a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) prestaram homenagem nesta terça-feira (4) à ministra Cármen Lúcia, que tomou posse ontem (3) como presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Ela é a primeira mulher a comandar a Corte Eleitoral por duas vezes.
O presidente da Primeira Turma, ministro Alexandre de Moraes, que transmitiu o cargo de presidente do TSE, afirmou que Cármen Lúcia fará um excelente trabalho à frente do tribunal para garantir eleições livres, seguras e transparentes neste ano, porque “competência e trabalho não lhe faltam”.
Para o ministro Flávio Dino, a posse da ministra traz tranquilidade à nação. “Todos nós que a conhecemos sabemos da sua conduta, da sua firmeza, do seu conhecimento e da sua dureza, quando necessário”, disse.
Os ministros Luiz Fux e Cristiano Zanin endossaram as manifestações. Ao final da sessão, a ministra Cármen agradeceu aos colegas, especialmente Alexandre de Moraes, que a antecedeu no TSE. “Este é um momento que precisamos estar juntos para a garantia das instituições”, afirmou. “Harmonia entre os Poderes não é frase solta na Constituição, é uma garantia para a sociedade, porque o conflito provoca guerras, e não democracia”.
PN//CF