Ministros aposentados fazem doações ao museu do Supremo

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Maurício Corrêa, formalizou hoje (28/4) as doações de pertences dos ministros aposentados ao Museu do Supremo. “Este ato formal tem a finalidade de estimular outras doações dos familiares de ministros, inclusive dos que já não estão entre nós”, afirmou o presidente Maurício Corrêa.
“A proposta do museu é assegurar às futuras gerações o acesso às informações de fato, em circunstâncias que dirijam os destinos de uma nação”, declarou o ministro. O ministro aposentado do STF Ilmar Galvão, que exerceu mandato no período de 26 de junho de 1991 a 3 de maio de 2003, fez a doação de seu uniforme de gala. O presidente do STF lembrou ainda das diversas comendas e condecorações que já estão expostas nas vitrines do Museu. Também fazem parte do acervo, documentos e objetos do Período Imperial.
Na mesma ocasião, também foi inaugurada a Sala dos Ministros Aposentados, localizada no 2º andar do edifício sede do Supremo Tribunal Federal. Além de abrigar as doações, a sala conta com um gabinete, mesa, computador e telefone. Na Sessão Administrativa que aprovou o regulamento da Secretaria do Supremo Tribunal Federal foi aprovada dentre as atribuições da Secretaria de Cerimonial da Presidência a prestação de apoio aos ministros aposentados.
Segundo o ministro Maurício Corrêa, cabe ao Cerimonial “facilitar a inter-relação de Suas Excelências com as áreas administrativas da Corte, como um simples pedido de declaração ou certidão, como a comunicação do calendário de solenidades da Corte, ou até aquelas providências que demandam contatos externos, como a revalidação de passaportes e concessão de vistos”, explicou. Compareceram à solenidade os ministros aposentados do STF Ilmar Galvão, Aldir Passarinho, Xavier de Albuquerque e Rafael Mayer, que juntamente com os outros presentes conheceram as instalações, ao final da solenidade.
Ministros aposentados fazem doação ao museu do STF (cópia em alta resolução)
#EC/CG//AM