Ministro Marco Aurélio toma posse como conselheiro do Instituto Palavra Aberta
O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, tomou posse como conselheiro consultivo do Instituto Palavra Aberta, criado em 2010 para a promoção da liberdade de expressão e de informação, manifestada na liberdade de imprensa e de expressão comercial, bem como na livre iniciativa como pilar fundamental de uma sociedade avançada e sustentável. A solenidade foi realizada durante a assembleia geral da entidade, na sexta-feira (29), em São Paulo. “Como cidadãos, temos o dever de atuar para assegurar os avanços democráticos de nossa sociedade”, disse o ministro.
A posse foi conduzida pela presidente da entidade, Patrícia Blanco, com saudação de boas vindas do jornalista Eugênio Bucci, que destacou a trajetória de defensor da liberdade de expressão e da manifestação do pensamento do ministro e citou trechos de seus votos e pronunciamentos a favor da liberdade de expressão e do fortalecimento da democracia. Bucci, também conselheiro do instituto, mencionou a criação da TV Justiça e a mudança do Comitê de Imprensa da Corte para o prédio principal do STF como medidas práticas de apoio à liberdade de imprensa e à transparência. “Que soe uma voz como essa na cúpula do Poder Judiciário do nosso país é uma garantia democrática para os brasileiros”, afirmou. “Que a mesma voz, a partir de hoje, venha se integrar ao Conselho Consultivo do nosso Instituto Palavra Aberta é uma honra para a nossa entidade”.
Segundo Patrícia Blanco, o Instituto Palavra Aberta “acredita na força da comunicação e no poder da palavra na construção de uma sociedade melhor, e valoriza o indivíduo como alguém capaz de tomar suas próprias decisões, sem a tutela do Estado”. A entidade apoia também o direito dos cidadãos à informação e à cultura e o direito da iniciativa privada de se comunicar abertamente, com ética e responsabilidade, porque entende que o indivíduo bem informado faz escolhas melhores para si e mais próximas de suas necessidades.