Ministro Joaquim Barbosa é o convidado do programa Aula Magna, com exibição às 21h

01/12/2003 19:37 - Atualizado há 12 meses atrás


Os duzentos anos do caso Marbury versus Madison. Esse é o tema da Aula Magna exibida hoje (1º/12), às 21h, pela TV Justiça, com o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal. As gravações foram realizadas no auditório A do Anexo I, do STF, no dia 14 de novembro.


 


“Esta decisão (caso Marbury x Madison) está na origem da criação e do prestígio de todas as Cortes Constitucionais e Cortes Supremas que foram instituídas nestes 200 anos, inclusive o Supremo Tribunal Federal”, definiu Barbosa. O ministro informou que o tema da aula é “As sobrevidas de Marbury versus Madison”, tendo em vista o “longo percurso dessa decisão nos 200 anos que estão sendo comemorados este ano”. 


 


Marbury versus Madison foi o primeiro caso em que a Suprema Corte dos Estados Unidos da América decidiu que, embora o Judiciário não tivesse características legislativas era o Poder competente para invalidar a lei inconstitucional. A decisão, considerada um modelo para todos os países, foi relatada pelo juiz Marshall em fevereiro de 1803.


 


Na primeira parte do programa, o ministro afirma que, desde jovem, se interessava por humanidades e com, aproximadamente, 15 anos de idade já sabia que seguiria uma carreira do Direito. Citou a sua fixação por literatura francesa na adolescência e considerou a conclusão do doutorado, em Paris, o acontecimento mais importante de sua trajetória. Barbosa também afirmou que sempre gostou de pesquisas e que produzia mais do que a expectativa de seus professores. “Sejam desbravadores não se contentem, procurem ir além”, concluiu.


 


O programa Aula Magna, desenvolvido pela TV Justiça em parceria com faculdades de todo o país, tem por objetivo fazer gravações das aulas de grandes personalidades do meio jurídico, para posterior exibição na TV Justiça. O programa tem duração de aproximadamente uma hora.


 


No início de cada programa, é feita uma breve apresentação da instituição, da carreira do professor e do tema da aula. Os alunos têm a oportunidade de fazer perguntas para o professor ao final da explanação.


 


#EC/LK//AM


 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.