Ministro Gilmar Mendes recebe presidente da AMB
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, recebeu nesta quinta-feira (12), em seu gabinete, o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart Valadares. O juiz fez uma breve exposição sobre uma nova campanha da Associação, pela gestão democrática do Poder Judiciário. Segundo Valadares, a iniciativa também será apresentada na próxima sessão ordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
De acordo com Valadares, o objetivo da campanha é qualificar o magistrado sobre gestão do Judiciário e gestão pública, para que ele possa ser o primeiro gestor de sua unidade judiciária e se conscientize de que tem responsabilidade na administração do Poder Judiciário. “Isso repercutirá em uma melhor prestação jurisdicional”, explicou o presidente da AMB, ressaltando que a proposta será desenvolvida em parceria com as escolas de magistratura do país e com a Fundação Getúlio Vargas, que oferecerão cursos a distância e presenciais.
Além disso, de acordo com o juiz, a AMB pedirá ao Conselho Nacional de Educação, órgão do Ministério da Educação, que inclua nos cursos de direito uma matéria específica sobre gestão do Judiciário. “Com a Constituição Federal de 1988, o Judiciário adquiriu sua autonomia financeira e administrativa. O magistrado passou a ter uma atribuição, além de julgar processos. E nós [magistrados] precisamos ter noção de gestão para que possamos fazer planejamento estratégico, elaborar e aplicar bem o orçamento do Judiciário. Essa campanha visa qualificar a gestão do Judiciário, com repercussão no melhor serviço ao usuário da Justiça”, resumiu.
LC/RR