Ministro Gilmar Mendes participa de congresso na Espanha
A integração na América Latina, a partir do exemplo do Mercosul, será o tema da palestra a ser proferida pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no congresso internacional em homenagem ao jurista italiano Antonio D’Atena, promovido pelo Fundação Peter Häberle e pela Universidade de Granada (Espanha). O congresso será aberto nesta quarta-feira (13) pelo decano da Faculdade de Direito da Universidade de Granada, D. Juan López Martínez.
A participação do ministro Gilmar Mendes se dará na manhã de quinta-feira (14), em mesa presidida pelo professor Francisco Balaguer Callejón, da Universidade de Granada, da qual participará também o professor Paolo Ridola, da Universidade La Sapienza (Roma – Itália), que abordará o tema “Federalismo e Integração Supranacional na Europa”.
O congresso marcará a inauguração do Centro de Estudos de Direito Constitucional Peter Häberle na universidade espanhola, graças a um convênio assinado entre as duas instituições. O ministro Gilmar Mendes representa a Fundação Peter Häberle no Brasil, que tem ainda representantes no México e na Itália. Em artigo intitulado “A influência do pensamento de Peter Häberle no STF”, o ministro Gilmar Mendes qualificou o jurista alemão como "um dos maiores constitucionalistas de nosso tempo e um dos grandes nomes da história do constitucionalismo ocidental".
VP/EH