Ministro Gilmar Mendes inaugura exposição e lança nova edição de livro em homenagem a Paulo Brossard

Iniciativa celebra centenário de nascimento do ex-ministro do STF.

12/12/2024 21:28 - Atualizado há 1 semana atrás
Foto colorida na horizontal do ministro Gilmar Mendes atrás de um púlpito falando ao microfone. Arás deles estão pessoas em pé, entre eles o ministro Flávio Dino. Foto: Fellipe Sampaio/STF

Decano do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Gilmar Mendes participou nesta quinta-feira (12) do evento duplo realizado na Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal para homenagear o centenário de nascimento do ministro Paulo Brossard.

Juntamente com o ministro Flávio Dino, Mendes inaugurou um painel expositivo no hall de entrada da biblioteca e lançou a nova edição da obra “O Impeachment – Paulo Brossard”.

A exposição, composta por registros fotográficos de diferentes momentos da trajetória de Brossard, mostra a vida e a carreira de um dos mais importantes juristas brasileiros. As imagens selecionadas demonstram a dedicação do ministro à Justiça e seu compromisso com uma sociedade mais justa e democrática.

Livro reeditado

A nova edição do livro “O impeachment – Paulo Brossard” é organizada pelo próprio decano do STF, em conjunto com o advogado Paulo Sávio Nogueira Peixoto Maia.

Durante o lançamento da obra, o ministro Gilmar Mendes revisitou suas memórias com Brossard.

“Do que me lembro e vivenciei, Brossard talvez tenha sido o maior orador que já vi. Exímio advogado, combativo parlamentar – seja como deputado estadual, federal ou senador –, de grandes realizações, cultíssimo ministro deste Supremo Tribunal Federal”, apontou.

Para Mendes, todas as homenagens prestadas a Brossard são justas e merecidas.

“Neste ano celebramos o centésimo aniversário de nascimento de Paulo Brossard. O Brasil, a meu ver, nunca o condecorou à altura, e também eu não tenho condições de fazê-lo. Hoje prestamos essa singela homenagem ao ministro reeditando o livro. Essa obra foi lançada num momento extremamente oportuno”, concluiu.

Brossard nasceu em 23 de outubro de 1924, em Bagé (RS), e faleceu em Porto Alegre (RS), em 12 de abril de 2015. Integrou o STF de 1989 a 1994.

(Jorge Macedo/AL)

Foto colorida na horizontal do ministro Gilmar Mendes diante de quadros com fotografias na parede.
Foto: Fellipe Sampaio/STF

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.