Ministro Fachin prestigia lançamento de livro infantil de juiz auxiliar do Tribunal
Obra relata história de vida do juiz Fábio Esteves, conhecido como Fabinho.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin participou, nesta quinta-feira (5), do lançamento do livro infantil “Fabinho – da Roça aos Tribunais”, que narra a trajetória de vida do juiz auxiliar Fábio Esteves, que atua em seu gabinete. A obra foi escrita por Claudine Bernardes.
No evento realizado na Biblioteca Victor Nunes Leal, no STF, o ministro ressaltou a história de superação do juiz. “Fábio é uma inspiração para quem acredita que o Judiciário não apenas aplica a lei, mas também é um agente transformador na sociedade para a eficácia real e concreta dos direitos humanos e fundamentais”.
Fachin afirmou, ainda, que a narrativa deve ser um “farol para todos aqueles que, como Fábio, acreditam na Justiça e no poder transformador da educação e do esforço pessoal”. “Ele é uma prova viva de que a magistratura, acima de tudo, é uma missão de vida”.
Obra e inspiração
O livro aborda o racismo e a importância da educação na realização de sonhos, além de buscar transmitir uma mensagem de superação, igualdade e justiça.
Fábio Esteves nasceu no interior de Mato Grosso do Sul e foi educado em escolas públicas, desde o ensino fundamental até a universidade.
A escola rural que frequentou foi construída a pedido de seu pai, um agricultor analfabeto que valorizava a educação. O local ficava distante de sua casa, o que o obrigou a morar por um período na instituição para não faltar às aulas.
Atualmente, Fábio Esteves é juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e auxiliar no gabinete do ministro Edson Fachin.
(Danyelle Silva/AD)