Ministro do TST e presidente do STF discutem conferência contra racismo
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Marco Aurélio, recebeu hoje (20/09) em audiência o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Carlos Alberto Reis de Paula. Ele veio acompanhado de representantes da comunidade negra para fazer um relato sobre a 3ª Conferência Mundial sobre o racismo e outras formas de discriminação contra minorias sociais, realizada em Durban, na África do Sul, entre 31 de agosto e 8 de setembro. O ministro Reis de Paula foi designado pelo presidente da República para integrar a delegação brasileira, a maior do evento.
O ministro apontou como principais conclusões do encontro a caracterização da escravidão e do tráfico de negros como crime contra a humanidade, e o reconhecimento da necessidade da ação afirmativa como forma de inserção do negro na sociedade. Ele lembrou que o presidente do STF é favorável à ação afirmativa, com a ressalva de que seja implantada por intermédio da lei.
Ao comentar o fato de ser o único negro na posição de ministro em Tribunal Superior no Brasil, Reis de Paula disse que sua situação reflete a realidade do Brasil, onde poucos negros têm oportunidade de ocupar cargos semelhantes, apesar de constituírem mas de 50% da população brasileira. “A falta de poder tem cor”, concluiu o ministro do TST.