Ministro Dias Toffoli toma posse em Conselho Consultivo do Hospital das Clínicas da USP
Em discurso, ministro destacou o papel do Supremo na busca consensual em temas complexos, como a judicialização de medicamentos.
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou posse como vice-presidente do Conselho Consultivo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). A cerimônia foi realizada na terça-feira (10) na sede da instituição, na capital paulista.
Composto por 32 integrantes da comunidade acadêmica e da sociedade civil, o Conselho Consultivo auxilia nos objetivos estatutários do Hospital das Clínicas, emitindo pareceres e sugestões.
Em discurso, o ministro relembrou sua trajetória acadêmica na Faculdade de Direito da USP e destacou o papel do Supremo na busca consensual em temas complexos, como a judicialização de medicamentos.
“Se tudo vai parar no Judiciário, é um pouco da falência da sociedade em resolver os seus problemas”, afirmou. “Muitas vezes a gente no Judiciário deve decidir sobre tudo, muitas vezes sobre questões técnicas para as quais não fomos habilitados. Por isso, passamos a fazer audiências públicas para ouvir os técnicos e audiências de conciliação”.
O ministro também reforçou que o Judiciário, ao lado da imprensa séria e da comunidade acadêmica, auxiliam na conscientização, citando como exemplo decisões do STF em relação à pandemia da covid-19. “Nós somos os guardiões da verdade factual”, disse.