Ministro Dias Toffoli é homenageado durante II Congresso Brasileiro de Carreiras Jurídicas

07/07/2010 09:00 - Atualizado há 9 meses atrás

O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli foi homenageado na abertura do II Congresso Brasileiro das Carreiras Jurídicas de Estado na noite desta terça-feira (06), em Brasília (DF). O ministro foi idealizador da iniciativa, que reúne operadores do Direito – advogados, magistrados, promotores e procuradores de Justiça e delegados de polícia – e que teve sua primeira edição em 2008, quando Dias Toffoli era advogado-geral da União.
 
Como AGU, Dias Toffoli defendeu formas inovadoras de solução de demandas na Justiça, criando na Advocacia Pública e, consequentemente, em toda a Administração Pública, a cultura da conciliação. Centenas de milhares de ações judiciais deixaram de ser propostas ou puderam ser solucionadas pela conciliação.
 
Para os representantes das 28 associações nacionais das carreiras jurídicas de Estado que o homenagearam, Dias Toffoli foi “o idealizador de uma mudança pacífica e silenciosa do diálogo e da conciliação na Justiça do Brasil”. Ao agradecer a homenagem, Dias Toffoli salientou que o principal objetivo do encontro é integrar as carreiras jurídicas para que o sistema judicial funcione melhor.
 
“Cada carreira jurídica depende da outra. Para que um juiz possa decidir uma ação, é necessário que o advogado a apresente, que o representante do Ministério Público se manifeste, que o defensor público faça a defesa. É por isso que a discussão de nossos problemas e, consequentemente, a busca de soluções em conjunto permitem que tenhamos um olhar amplo para aperfeiçoar o sistema judicial brasileiro. Esse é o nosso desafio”,  afirmou o ministro do STF.
 
VP/JR

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.