Ministro Cristiano Zanin é eleito ministro substituto do TSE

Ele ocupará vaga aberta com a posse do ministro André Mendonça como titular na Corte eleitoral.

26/06/2024 17:26 - Atualizado há 6 meses atrás
Ministro Cristiano Zanin sentando na cadeira na bancada do Plenário. Foto: Antonio Augusto/STF

Na sessão desta quarta-feira (26), o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu o ministro Cristiano Zanin para atuar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na qualidade de ministro substituto. A vaga destinada ao Supremo foi aberta com a posse do ministro André Mendonça como titular da Corte eleitoral.

Ao cumprimentá-lo, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, lembrou que faltam cem dias para as eleições municipais. “Toda ajuda é bem-vinda. E a de vossa excelência, tão qualificada e comprometida, é uma benção para o Tribunal”, disse. O ministro Zanin agradeceu a confiança e disse se sentir honrado em integrar o TSE, “um tribunal de tanta importância para a democracia do país”.

TSE

O órgão máximo da Justiça Eleitoral é composto por sete ministros: três são originários do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são representantes da classe dos juristas – advogados com notável saber jurídico e idoneidade. Cada ministro é eleito para um biênio e não pode ser reconduzido após dois biênios consecutivos.

Hoje, compõem o TSE, nas vagas destinadas ao STF, a ministra Cármen Lúcia (presidente), e os ministros Nunes Marques (vice-presidente) e André Mendonça, nos cargos de ministros efetivos, e Dias Toffoli, Gilmar Mendes e, agora, Cristiano Zanin, nas vagas de ministros substitutos.

SP/AD

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.