Ministro Ayres Britto abre seminário sobre gestão judicial, do Instituto Innovare
Foi realizado, na manhã desta quinta-feira (8), na sala de sessões da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), o Seminário Gestão Judicial, que discute o planejamento do setor público e o combate à morosidade da Justiça. O evento, promovido pelo Instituto Innovare, teve como palestrantes o presidente do STF, ministro Ayres Britto; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão; o presidente do conselho de administração da Gerdau, Jorge Gerdau; e a doutora em ciência política da Universidade São Paulo (USP) Maria Tereza Sadek.
Durante a palestra de abertura, o ministro Ayres Britto destacou que o Instituto Innovare contribui para “arejar” os horizontes mentais e emocionais da Justiça brasileira. “Isso é crescimento interior, isso é evolução interior, e é o que conta”.
Para o ministro, pessoas e instituições criativas abrem as fronteiras do mundo e da vida. “No fundo, elas expandem primeiro o seu próprio mundo interior. São pessoas de mundo interior expandido, alargado, iluminado, aprofundado”, ressalta o presidente do STF.
Ao final de sua exposição, o ministro declarou que gosta de pessoas “que dão asas à imaginação e saem de um marco teórico zero. Fazem a experiência cognitiva do nada para o tudo. Portanto, eu cumprimento, felicito os membros do Instituto Innovare, e me felicito também pela oportunidade de estar aqui nesta festa de difusão das práticas inovadoras do Innovare”, concluiu o ministro.
Dando continuidade aos trabalhos, teve início a palestra de Jorge Gerdau, sobre “Gestão e planejamento do setor público: desafios do Judiciário”. Em seguida, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão discutiu sobre o “Aperfeiçoamento da gestão no Judiciário Brasileiro”. Por fim, a doutora em ciência política da Universidade São Paulo (USP) Maria Tereza Sadek palestrou sobre o tema “Inovação – efetividade no combate à morosidade da Justiça”.
Também estiveram presentes no seminário a ministra Nancy Andrighi, representando o Superior Tribunal de Justiça (STJ); o presidente do Instituto Innovare, Pedro Freitas; o corregedor Nacional de Justiça, Francisco Falcão; e o secretário da reforma do Judiciário, Flávio Caetano.
DV/EH