Ministras do STF são homenageadas pela Associação de Magistrados Brasileiros

15/04/2011 15:30 - Atualizado há 9 meses atrás

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie recebeu da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), nesta quinta-feira (14), o Prêmio Thereza Grisólia Tang, placa condecorativa que leva o nome da primeira juíza do Brasil e que homenageia as mulheres que se destacaram na magistratura brasileira. A ministra Cármen Lúcia também foi agraciada com o prêmio, mas não pôde comparecer à cerimônia.

A solenidade, realizada em Brasília (DF), também teve o objetivo de apresentar, oficialmente, a Secretaria de Assuntos da Mulher Magistrada, idealizada pelo presidente da AMB, Nelson Calandra. Ele explicou que a secretaria será um departamento voltado a reconhecer o valor e os problemas enfrentados pelas mulheres juízas no Brasil.

“As mulheres sempre têm uma visão diferenciada quando trabalham profissionalmente. A mulher astronauta tem um regulamento próprio, uma proteção própria. E não é a mulher juíza que tem que ficar à parte disso tudo”. E complementou: “Nós pretendemos distinguir as nossas colegas e o primeiro passo está sendo dado hoje, lançando com a parceria das nossas colegas ministras, desembargadoras e juízas, a Secretaria da Mulher Magistrada da AMB”, declarou o presidente.

Para a desembargadora Sérgia Miranda, diretora da Secretaria, a iniciativa busca mostrar o desenvolvimento da mulher na magistratura. “O objetivo é mostrar ao povo brasileiro como a mulher tem se desenvolvido dentro do espaço da magistratura, mostrar a importância de sua participação na administração de tribunais, além de estimular que mulheres, que estão nos bancos da faculdade, possam também ingressar na carreira”, afirmou a desembargadora.

Ao receber a homenagem, a ministra do STF Ellen Gracie comentou a importância do evento. “A Associação está inaugurando uma secretaria especial para cuidar dos assuntos da mulher magistrada. Isso é absolutamente importante, porque há especificidades que são muito próprias da mentalidade feminina, da nossa maneira de nos comportarmos, inclusive, dentro da profissão. Eu vejo uma possibilidade enorme de nós, por meio da secretaria, realizarmos um bom trabalho em prol das demais mulheres do Brasil”, concluiu a ministra.

Também esteve presente na solenidade o ministro Ricardo Lewandowski que, na ocasião, ressaltou o propósito da Secretaria como "apoio ao importante trabalho que as magistradas prestam à sociedade brasileira”.

O evento também lembrou o Dia Internacional da Mulher, com a entrega da placa condecorativa a 36 mulheres.

DV/EH

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.