Ministra pede informações ao STJ para instruir julgamento de HC de Jorgina de Freitas
A ministra do Supremo Tribunal Federal Ellen Gracie pediu hoje (23/5) informações ao Superior Tribunal de Justiça para instruir o julgamento de um pedido de Habeas Corpus (HC 82014) ajuizado ontem à noite pela defesa de Jorgina Maria de Freitas.
Jorgina foi condenada a 14 anos de prisão por peculato e formação de quadrilha pelo envolvimento em um esquema de fraudes contra a Previdência Social.
No pedido de Habeas Corpus, ela pretende revogar a decisão do STJ que determinou sua transferência imediata da prisão especial do Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro para um presídio comum.
A defesa argumenta que a ré é formada em Direito e que a sentença que a condenou ainda não possui trânsito em julgado, o que permite a ela ainda recorrer da condenação. Alega-se ainda, que sendo Jorgina absolutamente primária, deve prevalecer o princípio constitucional da presunção de sua total inocência.
O pedido de Habeas Corpus impetrado por Jorgina de Freitas no Supremo Tribunal Federal foi redistribuído ontem (22/5) à ministra Ellen Gracie, por ser medida de caráter urgente e em razão de ausência do ministro Sepúlveda Pertence, a quem a ação havia sido inicialmente distribuída.
#AR/AM//AM