Ministra Ellen Gracie recebe visita do comandante do Corpo de Fuzileiros Navais

A ministra Ellen Gracie, presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu na tarde desta terça-feira (26) a visita do comandante-geral dos Fuzileiros Navais, almirante de esquadra Álvaro Augusto Dias Monteiro. O motivo do encontro foi tratar da possível parceria entre as instituições em eventos comemorativos, já que até 2008, tanto o Poder Judiciário independente como o Corpo de Fuzileiros Navais comemoram o bicentenário.
Ao final do encontro, o almirante disse que no ano que vem muitas instituições brasileiras completam duzentos anos de existência, entre elas o Corpo de Fuzileiros Navais, o Poder Judiciário Independente, o Banco do Brasil e o Jardim Botânico (RJ). E que, por essa razão, o corpo de fuzileiros vem buscando associar-se a essas instituições para participar dos eventos comemorativos. O comandante revelou que propôs à ministra a realização de uma apresentação da banda sinfônica do corpo de fuzileiros navais. “Seria um concerto na Praça dos Três Poderes, em frente ao STF, ainda este ano, com a presença da população de Brasília, com os ministros”. Ele também sugeriu à presidente do Supremo a realização de uma sessão administrativa no centro cultural da Justiça Federal, com a participação dos fuzileiros.
A data merece ser comemorada, disse o almirante. “A realidade é que o Brasil começou em 1808. A chegada da família real trouxe toda a estrutura de um estado constituído, e abriu as portas às nações amigas. Começamos a comercializar. Então o Brasil começou efetivamente em 1808”.
MB/EH
Comandante-geral dos Fuzileiros Navais, almirante de esquadra Álvaro Augusto Dias Monteiro. (cópia em alta resolução)