Ministra Ellen Gracie abre seminário e lança selo comemorativo ao Judiciário no Rio de Janeiro, nesta quinta (27)
Começa nesta quinta-feira (27) o Seminário Juízes e Tribunais: Perspectivas da História da Justiça no Brasil, realizado no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro. O encontro será aberto pela presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie, às 9h30. Na oportunidade, a ministra faz o lançamento oficial do selo comemorativo ao Bicentenário do Judiciário Independente no Brasil.
O evento, organizado pelo STF em conjunto com o Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região e o Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (IHGB), inclui palestras com juristas renomados, que irão debater a história da Justiça desde o Brasil Colônia até os tempos atuais.
Entre os palestrantes, o ministro aposentado do STF Moreira Alves vai falar sobre suas experiências como integrante da Corte com a palestra “O STF no Período de Minha Judicatura: 1975 a 2003”.
A programação completa do seminário pode ser conferida no site do Centro Cultural Justiça Federal: http://www.ccjf.trf2.gov.br/instit/releases/sjtr_prog.htm.
Selo comemorativo
A série "200 Anos da Chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil" foi desenvolvida pelos Correios em homenagem a diversas instituições criadas a partir da chegada da Corte portuguesa ao país.
Além do Bicentenário do Judiciário Independente no Brasil, integram a série de selos comemorativos as homenagens aos 200 anos da Abertura dos Portos às Nações Amigas; do Comércio Exterior no Brasil; do Banco do Brasil; da Faculdade de Medicina da Bahia; da Faculdade de Medicina da UFRJ; do Corpo de Fuzileiros Navais; dos Dragões da Independência; da Polícia Civil no Brasil; da Justiça Militar da União; do Jardim Botânico do Rio de Janeiro; da Imprensa Nacional; da Influência Portuguesa na Gastronomia Brasileira; do Regulamento Provisional da Administração Geral dos Correios; e da Mala Filatélica.